É mais do que fato que quem começa a trabalhar com marketing digital vai precisar, cedo ou tarde, de uma ferramenta de e-mail marketing. 

Neste sentido, quando você faz uma pequena pesquisa na internet pelo termo “melhores ferramentas para e-mail marketing” surgem inúmeros artigos para ajudar nesta busca e é isso a principal dificuldade, pois com inúmeras ferramentas de e-mail marketing, como decidir pela melhor?

Neste artigo, eu busquei trazer algumas ferramentas que já utilizei por algum tempo para assim poder dar a minha opinião com base em experiência prática e não somente teórica lendo outros artigos. Por isso este texto não é denominado como “as melhores ferramentas” e sim como ferramentas que já utilizei e posso opinar falando bem ou mal. 

Ao final do texto direi qual ferramenta estou usando agora e melhor me adaptei, além de trazer a minha recomendação para ajudar na sua escolha!

Além de dizer, quais delas você pode testar gratuitamente, o que é um baita diferencial para quem está começando no marketing digital.

Mas se você ainda não está por dentro, saiba o que é uma ferramenta de E-mail Marketing!

Ferramenta de e-mail marketing é um software que possibilita controlar e gerenciar de forma efetiva a campanha de envio de e-mails marketing, seja para manter o relacionamento com o cliente, seja para vender algum produto ou serviço. 

Utilizando a ferramenta correta é possível enviar milhares de e-mails diariamente de forma simples e produtiva, também pode-se rastrear e identificar quem abriu o e-mail e clicou no link, dando assim uma visão geral de como a campanha está se desenvolvendo e gerando respostas que possam ajudar a ajustar e melhorar o desempenho nas próximas campanhas.

Além disso, uma boa ferramenta de e-mail marketing possui automação de campanha, ou seja, é possível você incluir inúmeros e-mails, com base nas ações do usuário/cliente de maneira automática, sem a necessidade de você ter que criar e enviar um a um. 

Isso é fundamental para a implementação do que chamamos de funil de vendas.

Um adendo: apesar de muita gente comentar que o e-mail marketing está morrendo e que muita gente não utiliza mais, na prática não é isso que acontece, os números de vendas por mail marketing não param de subir e ainda estamos bem longe da extinção completa desta ferramenta, pode ter certeza disso.

Por que uma boa ferramenta de e-mail marketing é importante?

O e-mail marketing é a principal estratégia para aumentar a taxa de conversão e gerar leads, de acordo com 82% dos profissionais de marketing segundo o Marketing Charts. 

Mas isso não significa que as demais estratégias são menos importantes, só que o e-mail marketing se destacou entre elas. 

Comparando com outras estratégias é mais rentável e apresenta maiores resultados com alto retorno sobre o investimento. 

Utilizando um software de e-mail marketing é possível segmentar, customizar e enviar conteúdo exclusivo para seu público. Dessa forma, a comunicação tem um papel importante na construção da sua marca.

Assim, a escolha correta de uma ferramenta de e-mail pode ser decisiva.

Então, quais são as melhores ferramentas de E-mail Marketing? *não estão listadas por ordem de preferência, são elas:

  1. Mailchimp
  2. AWeber
  3. Mailer Lite
  4. Lead Lovers
  5. Get Response 
  6. Active Campaign
  7. Moonsend
  8. SendinBlue

As ferramentas Mailchimp, Mailer Lite, SendInBlue e Moonsend possuem planos gratuitos para sempre e não apenas como teste, já as demais são pagas. É importante frisar que a maioria delas possui teste grátis por um determinado tempo, assim é possível você mesmo conhecer o funcionamento da ferramenta e identificar qual é a mais adequada para seu tipo de trabalho.

Caso esteja preocupado com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), não fique, o regulamento está alinhado a todos eles.

1. Mailchimp

Vamos começar por aquela, que, talvez seja a mais conhecida de todas, O Mailchimp.

Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing personalizada e utilizada por milhões de empresas para enviar e-mails regularmente. O plano gratuito oferece os recursos básicos. 

Na versão gratuita é possível enviar até 10.000 e-mails para 2.000 contatos por mês para seus clientes, para melhorar a sua estratégia também é disponibilizado tutoriais sobre variados temas. 

No entanto, cabe dizer que atualmente o Mailchimp permite a criação de apenas uma lista, que eles dão o nome de Audience, ou seja, se você tiver dois tipos de ebooks, por exemplo, você não conseguirá fazer pelo Mailchimp a não ser que abra duas contas.

A ferramenta possui recursos interessantes como uma base de dados robusta para envio de mensagens em datas especiais para seus clientes. Também é possível criar landing pages, formulários de pop-up, postcards e configurar o Google remarketing, anúncios no Facebook e Instagram de forma rápida e prática na versão paga.

A partir do momento em que conecta seu negócio ao Mailchimp, você mantém seus contatos conectados para compartilhar seus produtos, assim aumentando as suas vendas.

O Mailchimp disponibiliza um sistema para e-commerce que lembra o cliente que não finalizou a compra e possibilita customizar através da base de dados com as preferências dos clientes o envio de e-mails com notificações relacionadas aos pedidos e com recomendação de produtos.  

O software disponibiliza ações como enviar e-mail de follow-up e interativos para que possa solicitar feedback ou até mesmo contatar aqueles que não vistam o seu site para assim intensificar a fidelização de seus clientes.

Com o plano gratuito é possível apenas realizar a segmentação básica, os testes A/B e gerar relatórios. 

A segmentação é importante pois ajuda a enviar a mensagem certa para a pessoa certa, assim otimizando a sua campanha. Nesse momento você pode escolher o seu foco, se será nos clientes novos ou naqueles que nunca efetuaram uma compra na sua loja virtual.

Para identificar qual tipo de campanha se adequa melhor ao seu negócio, utiliza-se os testes A/B, que possibilita definir uma meta e analisar qual o tipo de e-mail é mais visualizado pelos seus clientes. 

Para tomada de decisão assertiva, o Mailchimp dispõe de relatórios baseados em dados dos clientes que ajudam a monitorar e rastrear o desempenho das campanhas para aperfeiçoá-las. 

O Plano Premium Mailchimp começa em USD 9,99/mês.

Na minha opinião é uma excelente ferramenta para quem deseja começar, principalmente, se não quer gastar nada para aprender a dar os primeiros passos no marketing digital, mas a ferramenta peca por não dar a opção de criar alguns cenários automatizados, mesmo que básicos.

2. AWeber

Se você está procurando por uma ferramenta simples, então o AWeber pode te ajudar. Este software é fácil de usar é ótimo para iniciantes e profissionais.

A AWeber já está no mercado desde 1998 e oferece uma centena de modelos de e-mails para você se basear.

Além de gerador de formulários para alcançar seus clientes, ainda conta com diversos templates pré-definidos.

Com o Aweber é possível personalizar o design do formulário conectando com sua marca e adicionar campos com informações diferenciadas para seus clientes.

Mesmo não tendo um site, o serviço oferece hospedagem do formulário, fornecendo um link para compartilhar.

A Aweber disponibiliza conteúdo de e-mail centenas de templates e imagens prontas gratuitamente para adicionar em suas campanhas. Podendo apenas criar e editar arrastando e soltando os elementos, além de uma visualização prévia antes do envio.

Adicionando detalhes do feed RSS, ele irá converter o seu RSS em uma newsletters de e-mail marketing para contribuir no aumento de leitores de seu blog. Outra função oferecida é gerenciar a lista de e-mails de follow-up, usando a aplicação móveis do Aweber.

Você pode simplificar as suas campanhas com o funil de automação que a Aweber oferece, sem contar na opção de criar tags e triggers para personalizar as mensagens que envia, se baseando em cliques, aberturas de e-mails, itens comprados etc.

A Aweber é uma ferramenta completa, visto que com o serviço, é disponibilizado o rastreio para analisar cada contato com relatórios das campanhas, quais e-mails funcionam melhor, quais links clicaram e quantas pessoas cancelaram a inscrição. Há também relatórios sobre as melhores campanhas, que geram mais receita e mais tráfego. Sem contar na opção de realizar testes A\B, tentando variáveis como assunto e conteúdo da mensagem.

Ainda é possível garantir uma extensa base de conhecimento para que possa aprender mais práticas para campanhas de e- mail marketing.

No geral, a AWeber é uma excelente opção e de fato gostei bastante de trabalhar com eles, a desvantagem que vi foi o seu preço, que começa em USD19,00/mês para apenas 500 assinantes.

3. MailerLite

MailerLite é uma ferramenta fácil de usar, com muitos recursos disponíveis e que possui uma excelente relação de preço, além de ser gratuita para até 1.000 assinantes, seu preço é de USD 50,00 mensais para uma lista de 10.000 contatos, um valor nada absurdo, mas para até 2.500 contatos você pagará apenas USD 10,00 ao mês

No MailerLite você pode aumentar os seus contatos utilizando o designer de landing page do da ferramenta através de duas opções, uma é usar os templates já disponíveis e a outra é o próprio template criado com o sistema clique e arraste. 

O recurso de pop-up pode ser utilizado para alcançar o lead, existem algumas variações para exibir o pop-up, como em destaque, barra flutuante, caixa de slide, tela inteira ou configurar um com uma dinâmica específica que preferir.

É importante manter as informações segmentadas e tags de grupo dos seus contatos de forma detalhada. Algumas informações como faixa etária, locas, interesses são essenciais para a segmentação. Importante lembrar que as mensagens serão responsivas independente do dispositivo. 

O MailerLite atualiza sua lista de contatos regularmente, excluindo automaticamente as assinaturas canceladas mantendo assim sua base de dados limpa e ajuda a determinar quem são os seus clientes em potencial. 

A ferramenta permite criar conteúdo com o sistema clique e arraste e incluir vídeos, imagens e posts nas campanhas.

O sistema de automação ajuda a enviar as mensagens de acordo com o comportamento dos seus clientes. 

Apesar do editor de automação ser fácil de usar, é um dos recursos mais potentes. Você pode adicionar diferentes triggers baseados no tempo, ação, condição ou adicionar, mover e remover o fluxo de automação em poucos cliques.

Com o teste A/B, você pode enviar e-mail para diferentes grupos e analisar qual o melhor resultado, a ferramenta permite testar campo de assunto, detalhes do remetente e diferentes designs. 

 Os relatórios gerados pelo software auxiliam na análise do desempenho geral das estratégias e pesquisa, através dos relatórios é possível mensurar as taxas de rejeição, cancelamento de inscrição, spam entre outras informações relevantes.

Você pode disparar uma pesquisa por e-mail para obter um feedback de seus contatos.

Nos meus testes, não sei dizer o motivo, não obtive ótimas taxas de entrega, muitos dos meus e-mails foram parar na caixa de spam de meus clientes, mesmo eu tendo configurado o DKIM corretamente.

Se você usa ou utilizou me escreva nos comentários a sua opinião sobre a entrega desta ferramenta, pois gostaria muito de utilizá-la!

4. Lead Lovers

Esta ferramenta de e-mail marketing se destaca por ser Brasileira, motivo de muito orgulho, pelo menos para mim que gosto de prestigiar e ver meu país em uma lista de recomendações.

O formato do Lead Lovers se difere de alguns outros por ser utilizado algo chamado por eles de máquina de vendas, onde cada campanha ou automação que você cria você monta uma máquina. Nela você determina um subdomínio que pode ser de seu site ou da própria Lead Lovers, cria formulário de captura, páginas e toda a trilha de e-mails que seu cliente vai passar.

Devo confessar que de todas as ferramentas que testei, ela é que mais se difere em seu modo de criação, por este motivo acabei não me acostumando, mas no momento que testei devo dizer que não estava com tempo para aprender.

É fato que farei uma tentativa novamente no futuro, pois gostei muito da proposta e de seu custo benefício.

O preço para utilizar a ferramenta é de R$ 172,10 por mês no plano anual, porém este valor é para até 5.000 assinantes, um valor excelente para este número de contatos. 

5. GetResponse

GetResponse é uma ferramenta de e-mail marketing completa com qualidade de entrega muito boa e possui avaliação gratuita pelo período de 30 dias. 

Para auxiliar na projeção e customização de newsletters e landing pages, o software conta com um editor de templates de clique e arraste. Além disso, fornece mais de 500 templates personalizáveis pré-estabelecidos e uma galeria de 5.000 imagens licenciadas da Shutterstock.

Para otimizar o compartilhamento de posts dos blogueiros, existem 30 templates de e-mails para RSS pré-projetados. 

 A ferramenta permite o envio de uma série de e-mails com automação regularmente que garante o envio no horário local ideal para os contatos 

Através da assinatura você consegue customizar os e-mails de acordo com a preferência de seus contatos e enviar mensagens personalizadas. 

GetResponse oferece soluções de marketing para webinars, você pode ativar registros, agendar webinar e iniciar a coleta de novos contatos, a criptografia SSL garante a proteção de sua conferência. A plataforma foi a pioneira em disponibilizar esse serviço.

Utilizando a plataforma é possível interagir com seus contatos através do bate-papo, compartilhamento de tela, whiteboards e adicionar vídeos do Youtube, assim incentivando discussões e feedbacks. 

Você pode gravar o webinar, salvar e compartilhar com seus contatos, basta deixá-lo em armazenamento online. 

Para entender melhor o relacionamento com o seu cliente, o software disponibiliza o CRM (Customer Relationship Management), assim é possível integrá-lo a plataforma, analisar os seus contatos e enviar mensagens mais direcionadas.

Por último, você pode gerar relatórios referente a campanha e analisar as atividades dos seus contatos.

O site oferece diversos recursos, como cursos online gratuitos e conteúdos para que você possa entender mais sobre as estratégias de e-mail marketing. 

Devo dizer que de todas as ferramentas que testei ela é a que me apresentou a melhor interface e facilidade para criar uma automação de e-mails, perde apenas em termos de valores.

O plano GetResponse Basic começa a partir de USD 15,00 ao mês para 1.000 contatos, sem fluxo de automação, a partir de USD 49,00 ao mês você poderá criar até 5 fluxos de trabalho.

6. ActiveCampaign

ActiveCampaign é uma das ferramentas mais completas para a automação de marketing com ótimos recursos, porém, utilizando o plano Lite, algumas funcionalidades são limitadas.

Nesse plano, você possuirá somente a opção de formulários de inscrição para obter mais dados dos contatos e realizar a segmentação.

Com esta ferramenta, você pode criar formulários ou templates pré-definidos ajustando os campos da melhor maneira que desejar. Além disso, os e-mails podem ser customizáveis, também com templates já existentes ou fazendo de sua própria criação.

Ganhando inscritos, é possível iniciar com um e-mail de boas-vindas e partir para o mapa de automação, poderá criar um fluxo de e- mails, tendo uma visão completa de como as mensagens estão se conectando.

Com a automação, poderá enviar mensagens personalizadas de acordo com critérios específico, de forma ilimitada, mesmo na versão lite.

ActiveCampaign também oferece relatórios detalhados em que inclui uma visão completa de seus relatórios de automação, conversas, contatos, campanhas etc. A ferramenta oferece o período de testes de 14 dias grátis e a partir daí, o plano Lite inicia em R$ 29,00 mensais. Já se necessitar de mais recursos como CRM embutido, automação de vendas, pontuação de leads, então é oferecido o plano Plus, que começa em R$ 157,00 por mês, para 500 assinantes.

Particularmente é uma das minhas ferramentas favoritas, ainda possuo algumas listas nela e não pretendo mudar.

7. Moonsend

Uma grata surpresa descobrir esta ferramenta de e-mail marketing, confesso que não conhecia e não ouvia falar, mas fazendo algumas pesquisas percebi que poderia ser uma ótima alternativa.

Também possui plano gratuito para sempre para até 1.000 contatos. Talvez seja uma excelente oportunidade conhecê-la!

Uma coisa que me agradou na ferramenta Moonsend foi sua interface e facilidade para utilizar.

O que não me agradou na Moonsend foi a falta de integração com algumas outras ferramentas que utilizo para construção de meus sites, por isso acabei deixando de utilizá-la. Mas quero, no futuro não muito distante, poder voltar a dar uma chance para esta ferramenta.

O custo dela parece ser bastante atrativo também, seu plano Pro, que é o inicial, começa em apenas USD 8,00 ao mês até 2.500 contatos e aumenta para USD 44,00 ao mês caso você tenha 10.000 contatos, algo muito generoso.

8. SendInBlue

A ferramenta SendInBlue é minha ferramenta de e-mail marketing atual e devo confessar que estou muito satisfeito. 

Ela é composta por um plano gratuito robusto e que disponibiliza a armazenagem de contatos ilimitados. Assim, você pode criar campanhas do início com o sistema clique e arraste ou responsivas com o editor de HTML SendInBlue.

Apesar do plano gratuito ser para contatos ilimitados, a SendinBlue limita o número de e-mais enviados para 300 ao dia, ou seja, você pode ter uma lista com 10.000 contatos, mas só poderá enviar mensagem para 300 ao dia, parece pouco, mas para quem está começando pode ser muito interessante.

A ferramenta permite o envio de e-mail personalizados utilizando a personalização dinâmica e condicionamento de atributos, você pode encaminhar a mesma mensagem, mas em momentos diferentes, com textos, figuras ou em datas diferentes, tudo com base nas preferências de seus contatos.

Assim que definir os triggers, as tags atribuídos e as condições para contatos específicos, a ferramenta auxilia no envio de uma série de e-mails de forma eficiente. 

Para enviar e-mails promocionais ou códigos de cupons é necessário pré-configurar o workflow e caso queira, pode criar o fluxo personalizado em alguns cliques

Com testes A/B, você pode otimizar o envio de e-mails e testar todas as alternativas para descobrir qual é a melhor para o desenvolvimento da sua campanha. 

Os relatórios mostram em tempo real como está o desempenho da sua campanha e assim é possível analisar as taxas de aberturas e cliques do e-mail enviados.

O SendInBlue oferece diferentes tipos de planos premium e começam a partir de USD 25 ao mês para envio de até 40.000 e-mails ao mês. O que me fez escolher a  SendInBlue como minha plataforma atual é que seu plano para envio de até 120.000 e-mails ao mês custa USD 66,00 ao mês. Para quem pensa, assim como eu, em escalar suas campanhas pode ser muito interessante.

Resumo e recomendação final

Como já testei todas estas ferramentas posso dar a minha opinião com base na experiência que tive.

Se você está começando mesmo, quer dar seus primeiros passos e está sem grana, pois não faz vendas constantes ainda, eu iria de MailerLite para testar as possibilidades, mas avaliando a entregabilidade ou Moonsend, que me pareceu muito boa. Não recomendaria Mailchimp, apesar de ser a mais conhecida, pois a possibilidade de criar apenas uma lista e não ter uma automação acho que dificulta muito as coisas, mesmo para quem está começando.

Se você já conhece marketing digital e já deu seus primeiros passos e grana não é problema, pois você já vende super bem eu iria de Active Campaign, pois é uma ferramenta bem robusta com várias possibilidades e não tão difícil de começar.

Agora, se você já deu alguns passos, está em um nível intermediário e quer segurar um pouco o orçamento eu iria de  SendInBlue sem dúvida alguma.

Eu, particularmente, estou gostando muito da plataforma e de seu custo benefício, além claro da entrega que tem sido muito boa.



Leave a Reply

Your email address will not be published.