Você quer saber o que precisa para começar a gravar seu curso online ou então quer gravar vídeos para o YouTube?  Quer saber qual é o básico do que você será necessário para poder começar a gravar? 

Neste artigo vou te dar algumas dicas importantes para você poder dar seus primeiros passos rumo ao lançamento de um curso online. 

– Neste post você vai saber se qualquer pessoa pode gravar um curso online.

Após escrever este artigo acima e postar um vídeo no YouTube alguns de meus alunos me pediram para eu explorar sobre os equipamentos necessários para começar a gravar e se teria que investir uma grande quantidade de dinheiro.

Então vou explicar como faço para ter uma boa qualidade de áudio visual, que seja agradável para o aluno e também contar um pouco como comecei e o que eu tinha quando iniciei. 

Para começar, é preciso ter em mente que o kit básico do básico é composto por:

– Filmadora;

– Microfone; e

– Computador com algum programa para edição de vídeo. 

Porém, antes de falar de cada equipamento, quero comentar com você sobre alguns erros que cometemos quando iniciamos a saga para gravar nossos primeiros vídeos, então preste atenção aos erros para que você não os cometa também, tudo bem?

Erro 1: Pesquisar qual o melhor equipamento para gravar os vídeos.

Perceba que na lista acima eu disse filmadora, microfone e computador, eu não escrevi filmadora 4k plus, máster, microfone profissional de estúdio plus, nem computador de última geração com software mais caro do mercado!!! 

Porque eu digo isso? Pois nem sempre o melhor do mercado será o mais adequado para sua necessidade. Você conhece aquela história de ter uma Ferrari e não saber dirigir? Neste caso será a mesma coisa!

É melhor explorar tudo o que seu carro popular pode te oferecer do que gastar muito dinheiro em algo que você não saberá explorar tão bem e no final você vai ter os mesmos resultados.

Logo, se você está começando no ramo, você ainda não sabe se dará certo, então o melhor a fazer é realizar os primeiros testes com o que você já tem. 

Erro 2: Começar gastando bastante dinheiro

É interessante lembrar que quando você começa a gravar um curso online, você se torna uma empresa e precisa pensar como um empreendedor, que ao fazer um investimento, deve calcular o retorno dele. 

Portanto, se você comprou uma câmera de R$5.000,00, em algum momento você terá que reaver, pelo menos, este valor. Então, cuidado para não fazer um investimento muito grande e depois não ser um equipamento muito adequado ao seu mercado. 

Aliás se você pesquisar na OLX ou Mercado Livre verá que existe uma porção de gente vendendo equipamentos bons, pela metade do preço, e alegando que o projeto que iriam tocar não foi para frente, evite que isso aconteça com você também.

Erro 3: Ser ultra perfeccionista. 

Quando eu comecei, acho que gravei dois cursos e joguei na lata do lixo porque eu não gostei da qualidade, eu queria ser mais perfeccionista!

Mas agora você pode me perguntar:

– Kleber, então devo fazer de qualquer jeito e pronto?

Não, claro que você deve buscar fazer algo com qualidade e não de qualquer jeito, mas a questão principal é que sendo muito perfeccionista, você nunca vai testar se a ideia está sendo boa. 

Quando eu disse que joguei dois cursos no lixo, significa que eu perdi uma oportunidade importante de testar se aqueles cursos eram bons, depois de conseguir deixar do jeito que eu queria eu consegui ver que o curso não era o que o mercado gostava, ou seja, se eu tivesse lançado antes já teria visto isso!

É claro que você tem que querer uma boa qualidade de áudio e visual, senão seus alunos não gostarão dos seus vídeos, mas mais importante que esta qualidade é o conteúdo que você produz, pode ter certeza disso! 

Se você consegue criar um conteúdo que vai ao encontro à uma dor que seu cliente tem, e consegue agregar valor a ele, pode ter certeza que a qualidade áudio visual não fará tanta diferença. 

Bom, então depois de falar dos erros mais comuns, vou começar a falar sobre os equipamentos básicos.

– Filmadora

Neste quesito você possui algumas possibilidades, pois existem equipamentos bons para todos os bolsos, acredite.

Você pode optar pelos seguintes equipamentos:

– Câmera DSLR que grave vídeos, obviamente;

No meu caso uso uma Canon T3i, mas existem muitas outras no mercado.

Algumas sugestões que pesquisei com amigos e conhecidos meus:

a. Câmera Digital EOS Rebel T100 18-55mm f/3.5-5.6 IS III B

b. Camera Sony Alpha a6000 Mirrorless

c. Camera DSLR Nikon D3500 Camera Lente18-55mm

– Webcam com boa qualidade, algumas chegam a 4k, mas eu particularmente acho desnecessário neste momento, até por que você precisará de um equipamento bom para editar. Mas algumas webcams chegam a gravar em 1080p (full hd) está mais do que suficiente;

Eu uso a Logitech c922, mas você pode optar por outras como:

a. Logitech c920

OBS: Hoje (31/07/2020) estou pesquisando e vi que os preços das Webcams subiram muito, na época em que comprei a minha Logitech paguei em torno de R$400,00.

– Seu próprio celular, isso mesmo que você leu, o seu celular pode ter uma qualidade de imagem muito superior a algumas câmeras portáteis por aí.

– Webcam do seu próprio computador, neste caso é mais recomendável usá-la, quando for gravar a tela do computador e você aparecer em um quadro pequeno, pois a qualidade desta imagem não é a melhor.

Agora, só para você ter uma ideia da importância de saber usar bem o que se tem e não sair comprando tudo o que pesquisa, como eu já disse utilizo uma Canon T3i e na época que comecei a gravar vídeos eu queria uma boa qualidade de imagem, e, principalmente, fazer aquele fundo desfocado, sabe?

Logo, pesquisando na internet eu descobri que uma lente 50mm com abertura menor seria uma boa para conseguir aquele efeito, então acabei comprando a lente e gastei uns bons Reais na época.

Mas olha o que a ignorância, muita das vezes faz com a gente, este lente 50mm precisa de um campo visual maior, ou seja, você precisa ficar longe da lente e longe do fundo para conseguir um bom efeito. No meu caso, como gravo no meu escritório em casa, eu não possuo este espaço todo, então a lente praticamente não serve para eu gravar no escritório, percebe?

Agora vem a parte mais interessante, durante muito tempo eu simplesmente deixei de usar esta câmera, pois a lente que vem no conjunto original eu achava de baixa qualidade, minhas filmagens ficavam mais escuras.

Porém, pouco tempo depois, pesquisando em sites e fóruns vi que tinha muita gente que usava a câmera com a lente original e conseguia bons resultados, a questão de uso da lente era apenas a luminosidade.

Concluindo, após saber e aprender um pouco mais sobre isso, eu investi em algumas lâmpadas e melhorei bastante a iluminação do escritório.

Qual o resultado?

Uma qualidade muito boa, sem precisar gastar dinheiro com uma nova lente!

Hoje eu investi um pouco mais e comprei duas softbox, mas sinceramente, você pode fazer uma na sua casa mesmo!

– Microfones 

Um amigo meu que é cineasta, um dia me falou, Kleber, se for para investir, sugiro que invista mais em um microfone bom, pois qualidade de imagem até é aceitável se você não estiver em 4k, mas ninguém suportará seus vídeos se você tiver um áudio ruim.

Então neste quesito eu concordo plenamente com ele, pois quando ouço áudios ruins, mesmo que a imagem esteja boa, a sensação não é das melhores.

Mas antes de achar que você terá que gastar rios de dinheiro não se preocupe, pois existem ótimas opções no mercado a preço muitos baixos.

Porém antes de falar das opções você precisa saber que existem vários tipos de microfones, o meu preferido é o de lapela, aquele que vai preso na camisa, para mim a vantagem deste microfone é que ele está próximo a boca e não absorve tanto o ruído do ambiente.

Se você não tiver uma sala bem isolada e com acústica boa, você pode ter muito eco e isso atrapalha sua gravação.

Caso você tenha um ambiente silencioso e com boa isolação acústica, você pode optar por um microfone Shotgun, mas para isso você precisará concetá-lo na câmera filmadora ou em um gravador, por isso, eu mesmo acabo não utilizando este tipo. 

Agora, antes de colocar alguns modelos para você preciso te dar uma dica importante se você for comprar seu microfone de lapela, observe se ele possui 4 ou 3 vias, que são as linhas no plug, 4 vias são microfones que servem em celular e 3 vias geralmente só servem em gravadores, como eu disse, já cometi este erro também.

Então vamos a lista de microfones que você pode utilizar:

– Fone de ouvido do seu celular, isso mesmo, alguns apresentam uma boa qualidade, você pode deixa-lo exposto enquanto grava ou tentar coloca-lo de maneira disfarçada em sua roupa;

Agora, por último e não menos importante você precisará de um computador com um programa de edição de vídeo.

Eu costumo utilizar no Macbook o QuickTim para gravar os vídeos quando estou usando a câmera Logitech e o iMovie para edição básica. Ambos são gratuitos para Mac, agora se você usa Windows, existem alguns programas gratuitos como:

No campo dos programas pagos:

Bom, como você viu existem opções muito baratas para você começar a dar os primeiros passos talvez você já até as tenha dentro de casa, por isso, mão na massa e comece agora mesmo produzir seus vídeos!


Leave a Reply

Your email address will not be published.