Quando digo sobre criar uma lista de e-mails, algumas pessoas até torcem o nariz, afinal, para elas, o e-mail pode parecer muito antigo para a vida moderna. Com tantas outras formas de mensagens disponíveis na ponta dos dedos, por que se preocupar com o formato de e-mail, não é mesmo?

No entanto, para a grande maioria dos blogueiros, produtores de conteúdo e os maiores afiliados, o e-mail ainda é uma das formas mais poderosas de comunicação com seus leitores ou potenciais clientes. Além disso, pode gerar grandes resultados para quem deseja obter mais leads e obter mais receita como resultado.

No livro A Fórmula do Lançamento de Jeff Walker, ele cita que uma lista de e-mails bem trabalhada é como uma “máquina de imprimir dinheiro” e devo confessar que não discordo dele.

Mas o que é uma lista de e-mail?

Nada mais é do que uma coleção de endereços de e-mails de pessoas que porventura:

  1. Inscreveram-se para receber atualizações do seu blog
  2. ‘Optaram por receber’ um produto gratuito ou uma série específica de e-mails
  3. Compraram algo de você e optaram por receber mais atualizações

Seja qual for o motivo, essas pessoas deram permissão para manter o e-mail em uma lista para contatos futuros.

7 razões pelas quais a criação de uma lista de e-mails é importante

Depois de estabelecer o que é uma lista de e-mails, é hora de saber por que é tão valiosa.

Embora o e-mail seja uma ferramenta antiga, seus benefícios são numerosos. Além do fato de que todo mundo consegue enviar um e-mail, também pode melhorar o retorno do investimento (ROI), a comunicação do público e os cliques.

Aqui estão 7 principais benefícios descritos em maior profundidade.

1. O e-mail marketing tem um ROI mais alto do que qualquer outro canal de marketing

É tentador buscar o Facebook e Instagram ao procurar um bom retorno do investimento. São canais populares, com fácil acesso ao seu mercado-alvo.

No entanto, a verdade é que o e-mail marketing ainda oferece o maior ROI de todos. É aproximadamente duas vezes melhor que outras formas de marketing digital. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Litmus com 372 profissionais de marketing em todo o mundo, o ROI do e-mail marketing é, em média, 38:1.

O que isso significa é que o e-mail não está de maneira alguma morto. É uma das melhores ferramentas do seu arsenal de marketing.

Se você parar para pensar, por mais que você faça campanhas no Facebook ou Instagram, estas campanhas geralmente levam para onde? 

– Para uma captura de e-mail!!!!

2. Você tem uma probabilidade 6 vezes maior de receber um clique de um e-mail do que de um tweet ou um post no Facebook

Considere quanto tempo você gasta no marketing do seu blog. Quanto tempo é gasto em mídia social versus e-mail? Aposto que o primeiro é maior que o último.

As estatísticas de marketing nas mídias sociais são fáceis de encontrar. No entanto, as estatísticas para o marketing por e-mail não são tão amplamente disponíveis.

Por exemplo, há muito mais contas de e-mail do que contas sociais online. Isso é 3x mais titulares de conta de e-mail do que o Twitter e o Facebook combinados.

E quando se trata de taxas de cliques, é de aproximadamente 3% para e-mail, enquanto no Twitter é de cerca de 0,5%. São 6 vezes mais cliques no e-mail em comparação com os Tweets.

Com estatísticas como essa, é fácil ver onde deve gastar mais tempo e atenção.

3. É mais provável que seus assinantes de e-mail compartilhem seu conteúdo

Criar um blog é criar ótimos relacionamentos com seus leitores. São eles que ajudarão você a espalhar a notícia sobre seu conteúdo.

Comunicar-se com seu público-alvo por meio de sua lista de e-mails é uma experiência pessoal que nutre esses relacionamentos. Quando o seu e-mail chega à caixa de entrada de um assinante, você está conversando com ele individualmente, não com as massas nas mídias sociais. Isso os faz sentir importantes e como um membro valioso da sua comunidade.

Além disso, quanto mais conectados seus assinantes, maior a probabilidade de compartilharem seu conteúdo. Existe um senso de lealdade e confiança criado por meio do marketing por e-mail que aumenta a probabilidade de as pessoas compartilharem seu conteúdo na Web social.

4. Sua lista é criada com propósito

Quando um leitor de blog deseja receber atualizações, ele preenche o formulário de inscrição e confirma seu endereço de e-mail, que, por sua vez, fornece permissão para você entrar em contato com ele.

As pessoas que fazem isso estão se dedicando e se esforçando para participar, porque querem absolutamente ouvir sua opinião. Isso os torna muito mais propensos a anotar seus e-mails com maior interesse. Eles são mais receptivos às suas mensagens e preparados para agir.

5. O e-mail é altamente direcionado

Com as pessoas que já mostram seu objetivo ao se inscrever na sua lista de e-mails, fica mais fácil segmentar as pessoas certas para ofertas e produtos. Você já sabe no que eles estão interessados ​​ (o nicho do seu blog).

É aqui que a segmentação de e-mail se destaca. Segmentar sua lista de e-mails é agrupar seus assinantes para que você possa personalizar melhor seus e-mails para eles.

Ao segmentar sua lista em outros grupos de interesse, você pode criar campanhas de e-mail altamente segmentadas que geram mais cliques e melhores resultados.

Além de poder criar funis de vendas poderosos, assim como escrevi neste artigo aqui.

6. Você está construindo um ativo comercial ao longo da vida

Pode não parecer muito importante em um primeiro momento, mas com sua lista de e-mails você está criando algo que será valioso no futuro. A mídia social é passageira e mutável, enquanto o marketing por e-mail continua firme e forte.

Pense assim, quando você constrói sua imagem e negócio com base em uma mídia social é um pouco como construir uma casa em terreno alugado. O chão é instável e pode ser retirado em qualquer momento e sem o seu consentimento.

Como exemplo, basta olhar para o declínio do alcance orgânico do Facebook e o desaparecimento do Google+, sem nem falar do antigo e falecido Orkut, quem se lembra dele?

E se você quiser um exemplo ainda mais recente, veja o que aconteceu com os canais infantis do Youtube, foram desmonetizados.

Mas com o marketing por e-mail, sua casa está sendo construída em um terreno que você possui. É um ativo estável sobre o qual você tem controle vitalício.

Pode ter certeza de que é muito mais fácil uma pessoa fechar sua conta em uma mídia social como Instagram e Facebook do que encerrar sua conta de e-mail. 

Eu mesmo tenho a sensação de que minha conta de e-mail é quase como um CPF para mim, enquanto isso, já pensei milhões de vezes em sair para sempre do Facebook, pelo menos de minha conta pessoal.

7. Existem mais de 5,6 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo

Você sabia que o uso de e-mail não diminuiu (como muitos previram)? De fato, o uso do e-mail aumentou dramaticamente ao longo dos anos, à medida que a internet cresceu e amadureceu.

Em 2007, apenas 57% da população do Reino Unido usava e-mail. Compare isso com 2018, aproximadamente 84% utilizavam e-mail em suas vidas diárias.

Até o momento, existem mais de 5,6 bilhões de clientes em todo o mundo. Isso significa 5,6 bilhões de assinantes e clientes em potencial. Mesmo sendo realista, ainda é um número grande de usuários de e-mail em comparação com outros canais de marketing.

O que você precisa para criar uma lista de e-mail?

Agora que você sabe o quanto é importante criar uma lista de e-mails e por que ignorar essa área de marketing do seu negócio é um grande erro. Os benefícios podem superar os das mídias sociais e há um grande público para você aproveitar.

Mas o que você precisa para começar a criar sua lista de e-mails?

É bem simples e se resume nestas trê coisas:

  1. Um blog ou site, exemplo deste que você está lendo agora
  2. Um serviço de marketing por e-mail (para entregar seus e-mails e coletar endereços de e-mail) – neste artigo falo das principais ferramentas de e-mail marketing que já utilizei e utilizo.
  3. Formulários de e-mail que convertem

Vamos dar uma olhada nelas com mais detalhes, para que você saiba exatamente o que está fazendo.

  • Escolhendo um serviço de e-mail marketing

Existem muitas opções para escolher um serviço de e-mail marketing.

Ao descobrir qual serviço de marketing por e-mail usar, pesquise bem e encontre um que ofereça os melhores recursos e um preço que atenda às suas necessidades pessoais.

Confesso que gostei bastante do Sendinblue, mas existem ótimas ferramentas que podem ser mais adequadas às suas necessidades.

  • Como obter mais assinantes e aumentar sua lista de e-mails

Existem inúmeras maneiras de criar sua lista de e-mails, mas quando você está apenas começando, siga estas 3 etapas:

1. Ofereça um incentivo para sua lista (também conhecida como isca ou recompensa digital)

As pessoas geralmente não se inscrevem em listas de e-mail sem motivo. Geralmente, há um prêmio ou brinde a ser recebido, incentivando-os a reservar um tempo para se inscrever. 

Os incentivos são geralmente chamados de iscas ou recompensas digitais, confesso que prefiro recompensa, que atraia o leitor e o faça agir. Se você acertar na sua recompensa ela funcionará muito bem.

Para acelerar o crescimento da sua lista, sua recompensa digital deve ser:

  • Orientado a objetivos (onde fica o seu funil de vendas? Qual é o próximo passo lógico depois?)
  • Foco na solução (isso resolve um problema para seus leitores?)
  • Útil (se não for útil, não vale a pena assinar)

Que tipo de conteúdo você pode criar para a sua recompensa digital? Aqui estão algumas ideias que podem funcionar:

  • Ebooks
  • Tutoriais
  • Vídeos
  • Modelos
  • Checklists
  • Infográficos
  • Cursos
  • Kits de ferramentas
  • Planejadores
  • Calendários
  • Entrevistas exclusivas
  • Imagens
  • Kits
  • Etc.

2. Adicione formulários de inscrição com foco em conversão ao seu site ou blog

O usuário da Internet gasta alguns segundos olhando para o seu site. É um curto período para capturar sua atenção e incentivá-lo a se converter em assinante. A melhor maneira de fazer uso dessa pequena quantidade de tempo é usar formulários de inscrição focados em conversões.

Os formulários com foco em conversão aproveitam ao máximo os diferentes recursos e elementos para obter o máximo de aceitação. Isso pode incluir:

  • Colocando formulários em locais estratégicos, como acima da dobra do seu blog
  • Usando vários tipos de formulários, como widgets da barra lateral, banners de cabeçalho e formulários posteriores ao conteúdo
  • Capturar pessoas quando estão prestes a sair com formulários de intenção de saída
  • Usando cores fortes para chamar a atenção
  • Usando fontes que causam impacto
  • Tornando sua recompensa digital uma oferta por tempo limitado com temporizadores de contagem regressiva em seu formulário

Quando se trata do WordPress, Optimize Press, por exemplo é uma ótima opção para adicionar formulários de inscrição e aproveitar outros recursos focados na conversão. 

3. Crie uma página de destino (landing page) para promover sua recompensa digital

O que é exatamente uma página de destino (landing page)? Nesse contexto, estamos falando de uma página focada na conversão sem distrações. Ela possui apenas um objetivo, incentivar as pessoas a se inscreverem na sua recompensa digital. 

Esses tipos de páginas funcionam bem porque convertem melhor do que os formulários de inscrição simplesmente colocados no site ou blog.

Sua página de destino não precisa ser complexa e nem reinventar a roda. Ela só precisa ser focada e atraente. Inclua um título forte focado nos benefícios da sua recompensa e uma forte frase de chamariz (este será o botão + do formulário de inscrição).

  • Então, como você cria uma página como essa? 

Primeiro, você precisará de um construtor de páginas de destino.

Eu uso Optimize Press, tem um custo, mas é extremamente fácil de usar. No entanto, se você usa o WordPress, existem mais uma centena de opções para fazer uma página.

Também é importante notar que algumas ferramentas de marketing por e-mail, como o Sendinblue, também têm a funcionalidade da página de destino incorporada. Embora não seja tão funcional quanto alguns plugins e ferramentas personalizadas, como Optimize Press, você ainda pode usar por muito tempo e adquirir bastante experiência.

Depois de ter sua página de destino, você pode promovê-la:

  • Adicionando ‘calls to action’ (CTAs) ao seu site ou blog
  • Vinculando em mensagens no Facebook
  • Criando pins exclusivos para o Pinterest
  • Usando tráfego pago de plataformas como o Facebook (você precisará de um funil de vendas para obter um ROI nos gastos com anúncios)

O resultado é que você terá uma maneira mais clara e direcionada de gerar assinantes de e-mail e mais um recurso que poderá promover para obter resultados ainda melhores.

  • Pensamentos finais

Independentemente do tipo de site ou blog que você tenha, se deseja que seus leitores se transformem em visitantes que retornam, você precisa criar uma lista de e-mails.

Os assinantes de e-mail têm muito mais valor do que o usuário comum de mídia social e com a lealdade que vem dos e-mails personalizados, o mesmo acontece com os compartilhamentos, cliques e vendas.

O e-mail não é apenas o auge dos canais de marketing modernos e bem sucedidos, mas também é fácil de usar e tem um potencial infinito.


Leave a Reply

Your email address will not be published.