No artigo de hoje resolvi abordar um dos temas mais importantes para ter sucesso em seu negócio, o posicionamento de marca. Se você é empreendedor, saiba que este tema é muito importante para alcançar o êxito e se deseja aprender mais sobre acompanhe o artigo até o final, ou se preferir pode assistir ao vídeo:

O posicionamento de marca é o que vai definir um dos tópicos que geram mais dúvidas nos empreendedores, a precificação. É o posicionamento de marca que definirá, ou pelo menos, dará um Norte para precificar corretamente seu produto ou serviço.

Então, posicionamento de marca é a criação de uma “posição” que você deseja que seu produto ou serviço ocupe tanto na mente como no coração dos seus clientes, quando me refiro ao coração é porque com a sua marca, produto ou serviço você gera também algumas emoções. 

Portanto, é a forma como você quer ser visto e reconhecido pelos seus clientes, e não o que eles acham de você, por exemplo, você abriu um negócio e irá fabricar e vender camisetas, durante a elaboração do produto é necessário escolher o tecido, a maneira como irá confeccionar e com o produto pronto é necessário entender de que forma deseja ser visto pelos consumidores, qual é o seu público alvo e seu principal cliente?

Para obter essas respostas você deve realizar algumas pesquisas como, por exemplo, saber qual é a principal necessidade do mercado, se existe alguma lacuna e se seu produto está resolvendo algum problema.

Aí você se questiona, então mercado e posicionamento de marca tem a ver com o público alvo?

Sim, no mesmo momento em que está definindo o público alvo, é preciso ir pensando no seu posicionamento de marca. Uma vez que já possui o produto ou serviço bem estabelecido e desenhado, é o momento de olhar para o mercado consumidor, para o cliente e dessa maneira poder criar um instrumento que chamamos de Persona, que nada mais é do que você pensar no consumidor ideal e desenhá-lo em uma folha de papel, dar nome, idade, estado civil, ou seja, criar aquele consumidor e fazer algumas perguntas para ele.

Por exemplo, como você quer ser reconhecido? Por um produto mais barato? De alta qualidade? De exclusividade? E dessa forma entender como deseja ser visto por esse mercado consumidor.

A partir do momento que possui todas as definições necessárias, então você decide como quer ser visto, se for como o produto mais barato do mercado, por exemplo, você deve orientar todas as suas ações para este posicionamento, por isso que ele é tão importante.

Para você ter ideia, até seu logotipo, as cores que vai utilizar na identidade visual, a tipografia, a comunicação visual e a linguagem de venda ou serviço, tudo isso está diretamente ligado ao seu posicionamento.

O que eu vejo acontecendo no mercado é que muitas empresas e empreendedores não possuem um posicionamento claro, criam estratégias que não estão ligadas ao posicionamento e assim tornam suas ações, campanhas e comunicação confusas na mente do consumidor.

Por este motivo, é extremamente importante definir logo de início seu posicionamento e somente após defini-lo é que deve ser feito a comunicação e ação de venda.

Para você ter uma ideia melhor sobre isso, existem diferentes tipos de posicionamento. Você pode escolher posicionar sua empresa, seu produto ou serviço por preço, o mais barato ou o mais caro, você pode escolher posicionar por exclusividade, dificuldade em comprar ou por atributo, o de maior qualidade, mais econômico, mais simples, enfim, existe uma infinidade de maneiras de posicionar sua empresa e seu produto ou serviço. 

Analisando o mercado, vemos diferentes tipos de posicionamentos, por exemplo, a rede de comida árabe Habib´s posiciona-se claramente por preço, se você analisar as propagandas verá que o foco sempre é o preço baixo de seus produtos. 

O Burger King, por exemplo, no momento em que sua propaganda diz: “Grelhado no fogo como churrasco desde 1954”, ele foca totalmente em um diferencial do seu produto. Outras marcas focam na emoção, no sentimento gerado ao consumir o produto, um exemplo, a Coca-Cola, que aborda muito mais as sensações, aquela coisa de momento família, percebe como isso é o posicionamento de marca? É exatamente a maneira como você quer ser lembrado na mente do seu cliente.

Vale lembrar que não existe posicionamento certo ou errado, são apenas posicionamentos diferentes. 

Após definir o posicionamento de marca é hora de traçar a estratégia de atuação, nesse momento é importante pensar qual vai ser o mercado de atuação, onde você vai vender, como vai divulgar, qual será o preço e tipo de comunicação, tudo conforme o seu posicionamento definido pede.

Importante lembrar também que pode ser necessário realizar um reposicionamento de produto ou marca, sua gestão pode perceber que o mercado está vendo o produto de uma maneira diferente ou enxergar uma lacuna que não está sendo preenchida e por isso tem necessidade de se reposicionar no mercado. Um caso clássico é a Havaianas, uma empresa focada totalmente no produto, onde o slogan era: “não deforma, não solta as tiras e não tem cheiro” e a partir de um determinado momento se reposicionaram totalmente para a moda, com alguns artistas usando havaianas com calça jeans, entrando em restaurante para mostrar que aquilo é muito mais ligado a estilo de vida do que propriamente ao produto. 

Percebe quanto é importante o posicionamento de marca para sua empresa, mesmo que você seja muito pequeno ou iniciando um negócio, não importa, se você é pequeno hoje e amanhã deseja ser grande, você deve começar as coisas de maneira correta, pois assim será mais fácil atingir o sucesso!



Leave a Reply

Your email address will not be published.