Antes de dar as 5 dicas para você poder dar um feedback corretamente, você sabe, de fato, o que é feedback?

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento.

O feedback pode ser de reforço, em uma situação positiva ou de correção, em uma situação negativa ou de um comportamento inadequado. 

Mas não podemos esquecer, talvez a parte mais importante do feedback, que é o objetivo não apenas de dizer o que está certo ou errado, mas também de orientar e promover o desenvolvimento do outro. 

Feedback sem orientação ou sem um propósito por trás deixa de ser feedback e passa a ser outras coisas, como: bronca, transferência de culpa ou apenas uma chamada de atenção.

Então, para resumir, podemos dizer que feedback é:

“Uma resposta imediata sobre algum comportamento observado seja ele adequado ou não com o objetivo claro de orientar e fazer com que a outra pessoa saiba qual comportamento específico está sendo revelado e o que deve fazer a partir deste momento!” 

Para você ter uma ideia da importância do feedback dentro de uma empresa, uma pesquisa realizada pela Hubspot mostrou os seguintes dados:

  • Redução de 14,9% no turnover de funcionários em empresas que implementaram uma cultura de feedback;
  • As chances de funcionários se sentirem desmotivados de 2x mais se forem ignorados por seus gerentes;
  • Funcionários que possuem gerentes que focam em seus pontos fortes são mais engajados cerca de 30x mais;
  • 43% dos funcionários mais engajados e comprometidos com a empresa recebem feedbacks semanalmente;
  • 65% dos funcionários entrevistados gostariam de receber mais feedbacks.

O benefício de aplicar feedback dentro das empresas reforça o sentimento de transparência e desenvolvimento das informações entre as equipes.

Quando o feedback não é uma prática adotada pelas lideranças, perde-se tempo e os funcionários tendem a não se sentirem parte do processo. Consequentemente não conseguem ou perdem substancialmente sua capacidade de prestar bons serviços, sejam eles internos ou externos aos clientes.

Todos nós sabemos que equipes desmotivadas e que não prestam bons serviços aos clientes oferecem menores resultados a empresa e isso é maléfico para ambos.

Nos dias atuais, em que vivemos desafios cada vez maiores, é imprescindível qualquer empresa ou líder buscar o melhor de sua equipe para se manterem no mercado.

Mas, para te ajudar, vamos para a parte que mais interessa neste artigo que são as 5 dicas para conseguir dar um feedback corretamente:

1 – Planeje o feedback antes de começar a falar: é importante traçar um roteiro do que se deseja falar e sobre qual comportamento específico o feedback se refere. Assim, evita que durante a conversa o assunto principal saia de cena e dê espaço para outras coisas menos importantes.

2 – Seja sincero: seja claro na comunicação e conte como o comportamento afeta ou te afetou. Não faça julgamentos ou emita opinão, fale o que aconteceu de maneira objetiva.

3 – Utilize exemplos reais: dê o feedback imediatamente após o acontecimento para poder usar o exemplo real e saber exatamente o que pontuar. Evite usar expressões ou analogias, fica mais fácil para a pessoa saber quando é dito exatamente o que aconteceu.

4 – Tenha um Plano de Ação: após o feedback estabeleça ações para corrigir determinado comportamento. Mostre a pessoa que você está querendo corrigir e ajudá-la, não apenas dizendo o que não fazer sem qualquer menção de ação. Esteja disponível para acompanhar a pessoa em sua mudança.

5 – Use da Empatia: empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, mas isso precisa ocorrer de maneira real e verdadeira. Por isso esteja atento ao momento do outro, uma pessoa pode apresentar um comportamento inadequado simplesmente por estar passando por um momento ruim, caso este seja o problema entenda e estabeleça um melhor modo para que não aconteça mais. Entenda também que nem todo mundo pensa e age como você, por isso é preciso saber que pessoas são diferentes em tudo.

Perceba que estas dicas são simples e básicas, mas fazem a maior diferença entre um feedback bom e ruins.

Se quiser saber ainda mais sobre este tema tão importante para nosso dia a dia, clique na imagem acima e baixe gratuitamente o ebook Guia prático de feedback.



Leave a Reply

Your email address will not be published.